O que é a Abravet?

09/04/2019

O que é a Abravet?


A Associação Brasileira de Acupuntura Veterrinária (Abravet) foi fundada em 9 de agosto de 1999 e tem em seus estatuto as seguintes atribuições:

 

1. Reunir e congregar os médicos veterinários acupunturistas do Brasil;
2. Organizar e promover eventos de caráter científico;
3. Desenvolver e divulgar a acupuntura;
4. Defender interesses de seus membros assegurados por legislação específica; 
5. Zelar pelo código de ética profissional;
6. Manter intercâmbio com entidades internacionais
7. Representar o país junto às entidades  da área;
8. Emitir o Titulo de Especialista em Acupuntura Veterinária - Resolução 1051 do CFMV de 2014.

Neste contexto é a Abravet o membro competente a fomentar e divulgar a Acupuntura Veterinária mas não apresenta poder fiscalizador ou mesmo punitivo


Qualquer atividade clínica na medicina veterinária, incluído a acupuntura, é atribuição exclusiva do médico veterinário, desta forma, não veterinários são vedados por lei (Lei 5517 de 23/10/68) a executar este tipo de atividade. 


Caso você e seu animal tenha sido atendido por um profissional não veterinário, esta situação é passível de denúncia no órgão competentes que, neste caso,  é a polícia. Esta situação é tipificada na lei das Contravenções Penais em seu artigo 47. Além disso e a depender da forma como foi realizado o procedimento é cabível ação na vara cível.


Abravet tem em seu site a lista de profissionais associados que pode lhe atender em sua cidade, para acessar basta clicar aqui.


Com o intuito de sempre melhorar não só a Acupuntura mas a Medicina Veterinária como um todo, estamos a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos. Acesse o nosso FAQ ou envie e-mail para secretaria@abravet.com.br .


Atenciosamente


Abravet


Outros Conteúdos

A importância do Médico Veterinário na execução da técnica

O Médico Veterinário é o único profissional apto a realizar técnicas de Acupuntura em seu animalzinho, entenda aqui o porquê.

O que é Acupuntura e suas principais indicações

Neste tópico iremos esclarecer um pouquinho sobre a técnica e suas principais indicações.