Cursos Cadastrados e Regulamentados, entenda a sua importância!

Med. Vet. Huber Gama FIlho - 09/04/2019


Cursos Cadastrados e Regulamentados - Quais as diferenças?

A publicação da resolução n°935 de 10/10/09 pelo CFMV que revogou disposições em contrário publicada anteriormente na resolução n°756 de 17/10/03 pelo mesmo órgão, trouxe uma nova realidade a diversas especialidades veterinária que passaram a poder emitir títulos de especialistas reconhecidos pelos CRMVs e pelo CFMV. O processo de obtenção e concessão do título são realizados pelas diversas sociedades, associações e colégios de âmbito nacional e que congreguem médicos veterinários e zootecnistas dedicados as áreas específicas do seu domínio de conhecimento.

Com a publicação da resolução n°1051 em 14/02/14 a Acupuntura Veterinária passa a ser reconhecida como uma Especialidade e a Abravet a Entidade habilitada para conceder o Título de Especialista em Acupuntura Veterinária (TEAV). Esta habilitação foi recentemente renovada e publicada no Diário Oficial da União sob a resolução n°1294 em 24/10/19

Para poder participar do processo de obtenção do TEAV o médico veterinário deve-se atentar as regras presentes no regulamento (clique aqui para ter acesso ao documento na íntegra) que entre outras, estabelece os critérios para os cursos de pós-graduação serem devidamente cadastrados e regulamentados pela Abravet.


Cursos cadastrados: são os cursos que iniciaram o processo de reconhecimento pela Abravet mas que ainda não finalizaram o processo devido a inexistência de alguns documentos (Ex.: monografias), tempo de existência do curso ou estar no período de avaliação da documentação enviada. Nesta categoria temos os seguintes cursos:

- Pós Graduação em Acupuntura Veterinária - Faculdade Método de São Paulo - Famesp (São Paulo - SP);

Pós Graduação em Acupuntura Veterinária - Qualittas (São Paulo - SP).


Cursos Regulamentados: nesta categoria enquadram-se todos os cursos que já finalizaram o processo de cadastramento e que apresentaram as documentações necessárias para o encerramento do processo. Importante ressaltar que o critério é objetivo conforme normas previamente estabelecidas não sendo levado em consideração critérios subjetivos. (Clique aqui para acessar o Anexo 1 - Normas para cadastro Cursos de Especialização na ABRAVET). Abaixo temos a lista dos cursos regulamentados pela Abravet:

Pós Graduação em Acupuntura Veterinária - Instituto Bioethicus (Botucatu - SP);

Pós Graduação em Acupuntura Veterinária - Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro - IARJ (Rio de Janeiro - RJ);

Pós Graduação em Acupuntura Veterinária - Instituto Equilibrium - (São Paulo - SP);

Pós Graduação em Acupuntura Veterinária - Instituto Jacqueline Pecker - (Campinas - SP).


IMPORTANTE: Tanto o credenciamento quanto a regulamentação devem ser realizadas por cada unidade realizadora do curso sendo necessária a realização do processo para cada uma das unidade de uma mesma instituição quando esta apresentar cursos em diferentes locais.


Os cursos regulamentados devem, a cada 5 anos, renovar junto com a Abravet esta condição seguindo o modelo e as normas anteriormente citadas conforme disposto em ata da assembléia geral do ano de 2018 (Clique aqui para ter acesso a ata).


Outros Conteúdos

A importância do Médico Veterinário na execução da técnica

O Médico Veterinário é o único profissional apto a realizar técnicas de Acupuntura em seu animalzinho, entenda aqui o porquê.

O que é Acupuntura e suas principais indicações

Neste tópico iremos esclarecer um pouquinho sobre a técnica e suas principais indicações.

O que é a Abravet?

Conheça mais sobre a Abravet e a sua importância para a Acupuntura Veterinária Brasileira