Seja um Especialista!

09/04/2019

POR QUÊ SER ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA?

Muitos profissionais que estão cursando ou acabaram um curso de pós graduação em acupuntura veterinária acreditam que já serão ou são especialistas em acupuntura veterinária, e isto não é verdade. Há um longo caminho a se percorrer para se tornar um especialista em acupuntura veterinária.

Nos anos de 2016 e 2018, foram realizadas a I e II Prova de Título de Especialista em Acupuntura Veterinária (TEAV), mediante uma Comissão de Prova nomeada pela ABRAVET e realizada de acordo com as normas aprovadas pelo CFMV, que podem ser acessadas neste site para consultar.

O profissional deve ter alguns anos de graduação e finalizado um curso de pós-graduação em acupuntura veterinária reconhecido pela ABRAVET ou ter pontuação (mínima de 100 pontos) equivalente: com mestrado ou doutorado na área, artigos e trabalhos publicados, palestras ministradas na área, estágios na área, iniciação científica na área e cursos da área. No entanto, sempre ficar atento as atualizações das normas que podem após assembleia geral da entidade de classe responsável, serem melhoradas.

Então, o tutor ao ter seu pet tratado com acupuntura, pode se deparar com algumas categorias de veterinários: aquele que tem somente a graduação, um profissional pósgraduado em acupuntura veterinária, um profissional que só realizou um curso básico de acupuntura veterinária ou um especialista em acupuntura veterinária pelo CFMV/ABRAVET. Não podemos afirmar qual o melhor profissional, mas apenas qual teve mais preparação na área, seja em anos de estudo e/ou experiência profissional. No entanto, há de se imaginar que este teria condições mínimas exigidas pelo CFMV/ABRAVET para ser apto a exercer e cobrar pelos seus serviços de especialista. Pela legislação, aquele que fez o curso de pós-graduação em acupuntura veterinária e aquele que tem o título de especialista estariam aptos a exercer a acupuntura veterinária. A diferença seria o tipo de serviço proposto: serviço especializado em acupuntura veterinária ou serviço de especialista em acupuntura veterinária – sinônimo de conhecimento reconhecido e atualizado e monitorado pelo CFMV.

A razão disso, é que o profissional que obtém o TEAV precisa continuamente se atualizar em congressos, encontros e cursos de atualização ou provar que ainda atua na área para manter o seu título de especialista. Esta é uma exigência do CFMV, onde a cada 5 anos após obter o título, este profissional precisa provar que ainda atua e se aperfeiçoa na área, enviando ao conselho de classe os documentos comprovatórios. Este fato permite ao tutor ter certeza que este especialista estará em constante aprendizado e atualização para fornecer o que há de melhor na área.

Portanto, obter o título de especialista em acupuntura veterinária já é realidade e demonstra a seriedade da classe veterinária em manter a qualidade de atendimento para o seu animal de estimação ou de trabalho.


Ayne Murata Hayashi – Vice-Presidente ABRAVET 2018-2020, especialista em acupuntura veterinária CFMV/ABRAVET, certificada pelo IVAS 2007, Mestre e Doutora na área de acupuntura veterinária 2004 e 2006. 

Outros Conteúdos

Cursos Cadastrados e Regulamentados, entenda a sua importância!

Veja aqui quais são os cursos cadastrados e regulamentados pela Abravet e entenda a importância para a Acupuntura Veterinária Brasileira.

Dúvidas Frequentes - FAQs

Veja aqui as principais dúvidas sobre a Abravet